Monday 16 October 2017

Liv-ex mercado de vinhos finos


11 de novembro de 2017


Revolução on-line do vinho fino


O diretor da Liv-ex, James Miles, participou da cúpula do Winefuture em Hong Kong no domingo, onde discutiu o tema: "Transparência e Eficiência do Mercado - 0160; Revolução Online da Fine Wine". Veja sua apresentação0160; acima ou0160, clique aqui para a versão chinesa.


Transparência e Eficiência do Mercado: Revolução Online do Vinho Fino


James Miles, Wine Future, Hong Kong, 6 de novembro de 2017.


Slide 1: Título


Para a maioria de nós, internet banda larga tem menos de 10 anos de idade. Nesse curto período, a internet provou ser prejudicial para muitas indústrias. O comércio de vinhos finos não é excepção. Nossa indústria sofreu uma revolução on-line.


Nosso senso é que este período de mudança disruptiva está apenas começando.


Slide 2: Liv-ex


Eu co-fundou a Liv-ex, juntamente com Justin Gibbs, em 1999. A visão era fornecer uma troca de comércio global (B2B) para comerciantes de vinho finos. Doze anos depois, temos mais de 400 membros em 33 países. No ano passado, nós combinamos US $ 160 milhões de ordens de compra e venda na plataforma. Temos três principais áreas de negócio: a própria plataforma de negociação; Dados e investigação; Armazenamento e transporte.


É justo dizer que sem a internet, Liv-ex não existiria.


Slide 3: Maduro para a mudança


Para compreender plenamente as rupturas que a Internet colocou em movimento para o comércio de vinho fino, devemos destacar as características que fizeram o setor tão maduro para a mudança.


Por vinhos finos, refiro-me aos vinhos que são comercializados activamente no mercado secundário, são reconhecidos internacionalmente e têm a capacidade de melhorar (e ganhar valor) em garrafa. Este é um universo relativamente pequeno de vinhos e está concentrado nas propriedades de Bordéus superiores.


O comércio de vinhos finos tem sido tradicionalmente incrivelmente opaco - só os iniciados realmente tinham acesso à informação chave.


Havia uma falta de liquidez de negociação e era altamente fragmentada, tanto em termos de jogadores quanto de produtos.


Todos esses fatores tornaram o fluxo de informações lento e ineficiente.


Slide 4: Transparência do mercado


A chegada da internet tem trazido inúmeros benefícios para o comércio de vinho fino, mas de longe o mais importante é a transparência. Esta transparência se divide em três áreas principais:


Qualidade: Agora há um grande número de bancos de dados de notas de degustação, plataformas peer-to-peer (como Cellar Tracker) e outros fóruns on-line para freqüentes. Encontrar um veredicto independente sobre os prós e contras de qualquer vinho nunca foi tão fácil, ajudando a desmistificar o conhecimento do vinho.


Disponibilidade: A maioria dos comerciantes agora publicar seus catálogos on-line. Além disso, sites de comparação de preços, tais como Wine Searcher, permitem aos consumidores encontrar rapidamente o vinho que eles querem com o melhor preço.


E se você é um profissional comerciante ou um colecionador sério e você quer saber o preço em que os comerciantes estão realmente de negociação, você vem para Liv-ex. Esta informação não está disponível em nenhum outro lugar.


Slide 5: Transparência do mercado


Apenas dez anos atrás, a descoberta de preços era demorada e imperfeita. A única maneira de medir com precisão os preços de mercado era o polegar através de catálogos, bater os telefones e enviar faxes. E isso era para iniciados. Consumidores e colecionadores não tiveram nenhuma chance. Realisticamente, apenas um punhado de comerciantes sabia o que realmente estava acontecendo.


Slide 6: Transparência do mercado


Este é o gráfico para Lafite 2008 como representado em Liv-ex - cada um desses pontos representa uma transação real. No passado, reunir este tipo de dados detalhados simplesmente não era possível. Hoje ele está disponível em um instante. E quem se inscreve para a Liv-ex pode vê-lo.


Slide 7: O resultado


Então, qual foi o resultado dessa maior transparência? Claramente, as barreiras à entrada no setor caíram dramaticamente. Com acesso igual a dados de mercado e fácil distribuição, qualquer pessoa com a vontade eo capital pode criar um negócio razoavelmente competitivo.


Da mesma forma, a confiança na integridade do mercado trouxe uma enorme quantidade de dinheiro novo para a indústria, ajudando a abrir novas fronteiras e oportunidades. O mais óbvio entre estes são os novos mercados emergentes como a China.


Sim, a transparência teve um impacto nas margens, mas também precipitou o crescimento rápido.


Slide 8: Expansão do mercado


Entre 2004 e 2010, o volume de vendas de vinhos finos quadruplicou de US $ 1 bilhão para US $ 4 bilhões.


Slide 9: Preços mais altos


Durante o mesmo período, os preços - representados por nosso índice de referência líder, o índice Liv-ex Fine Wine 100 - subiram três vezes.


Slide 10: O que vem depois?


Assim onde seguinte?


Em nossa opinião, ainda estamos apenas arranhando a superfície, tanto quanto o potencial da Internet está em causa. Os próximos dez anos são provavelmente mais perturbadores. Mas nosso senso é que as principais mudanças ocorrerão nos bastidores. Será tudo sobre reestruturação - o que chamamos de "pós-comércio" - a cadeia de suprimentos e outras funções de back-office.


Concedido isso não é tão glamoroso como vender mais vinho, mas é onde grande parte da ineficiência residual reside no mercado de vinho fino e poderia desbloquear crescimento futuro considerável.


Slide 11: Uma revolução pós-comércio


Achamos que há duas questões-chave com logística pós-negociação e liquidação que precisam ser abordadas.


Em primeiro lugar, as funções de contabilidade e logística no vinho fino permanecem pouco alteradas em 20 anos, apesar das enormes mudanças que já destacamos. Em muitos casos, eles não são mais adequados para fins e dependem de duplicação cara e desnecessária de entrada manual de dados. (Temos clientes que só podem confirmar uma ordem após a verificação de três sistemas diferentes.) Em um mundo no qual todos nós estamos conectados pela internet, isso é completamente ridículo.


Em segundo, o vinho fino continua a piggy-para trás na infra-estrutura comercial do vinho da logística. O vinho comercial é um produto rápido, de baixo valor, com uma cadeia de abastecimento curta e sem complicações. O vinho fino não tem nenhuma destas características. A internet oferece a oportunidade para o vinho fino desenvolver sua própria plataforma.


Slide 12: Melhoria dos sistemas


Enfrentando a questão dos sistemas em primeiro lugar, prevemos um futuro onde há um maior intercâmbio de dados entre clientes e fornecedores. APIs executando ao longo de padrões de mensagens de toda a indústria irá permitir a automação e simplificação de processos longos e caros.


Transações, faturas, instruções de armazenagem e entradas de contas serão tratadas eletronicamente via sistemas integrados, permitindo o processamento direto. Isso melhorará a precisão e reduzirá os custos dramaticamente.


Acreditamos que o L-WIN - nosso novo Código Universal do Vinho - é uma parte fundamental deste processo. Ele fornece uma linguagem comum para o comércio: um vinho, um código. Isso pode parecer uma pequena iniciativa, mas poderia ter um enorme impacto sobre a facilidade de troca de dados. Estamos muito encorajados por sua entusiasta inicial de aceitação. É um recurso gratuito e disponível on-line, então se você acha que pode ser útil, por favor, use-o.


Slide 13: Uma nova cadeia de suprimentos


No que diz respeito à cadeia de abastecimento, o ponto-chave a entender é que - a partir de uma perspectiva de negócios - vinho fino e vinho comercial não compartilham nada em comum.


Slide 14: Vinho comercial


O vinho comercial é:


Movimento rápido: Vinhos geralmente destinados a ser bebido dentro de dezoito meses de lançamento.


Valor baixo: O preço médio da garrafa no Reino Unido (antes da margem dos impostos e dos distribuidores) foi de apenas 2 dólares em 2010.


Curta e Simples: Possui uma infra-estrutura logística projetada para levar o vinho do produtor ao consumidor da maneira mais eficiente possível.


Slide 15: Vinho fino


O bom vinho é exatamente o oposto:


Movimento lento: O vinho fino tem uma longa vida útil de até 50 anos em alguns casos, como o Latour 1961 que temos retratado aqui.


Alto valor: A cotação média de uma garrafa de vinho na Liv-ex em 2010 foi de US $ 400 - 200 vezes maior do que no setor comercial.


Longo e complexo: O vinho fino tem uma cadeia de suprimentos complicada e é comprado e vendido muitas vezes antes de ficar bêbado.


Slide 16: Eliminar os movimentos


Oitenta por cento do comércio da Liv-ex está em vinhos das últimas dez safras; Mais de metade está em vinhos com menos de cinco anos de idade. Como tal, a grande maioria não está sendo comprado para consumo imediato. Eles estão se movendo de uma conta de armazenamento para outra.


Isto é incrivelmente caro, arriscado e prejudicial à proveniência e condição do vinho.


Então, a menos que o vinho vai ser consumido, por que movê-lo?


Eliminar o movimento excessivo de estoque fornece enorme vantagem para o comércio.


Diapositiva 17: 0160; Qual é a resposta?


Acreditamos que o melhor caminho a seguir é reorganizar a cadeia de abastecimento ao longo das linhas de depósito central.


Simplificando, um depositário central é um mecanismo para armazenar e gerenciar registros de propriedade em vários locais.


Permite que a propriedade seja transferida através da transferência da base de dados - melhor que ter que mover realmente o vinho de país a país ou o armazém ao armazém. Isto oferece uma enorme vantagem.


Slide 18: Os benefícios


Custo e riscos (de dano, perda e roubo) seriam reduzidos.


As transações podem ser concluídas mais rapidamente, melhorando o tempo de ciclo de trabalho.


E, mantendo um registro eletrônico do histórico de armazenamento e transporte, a proveniência seria melhorada.


Isso seria uma win-win-win para os produtores, o comércio e os consumidores.


Slide 19: Para concluir


Em suma, a revolução em matéria de transparência está bem avançada, mas os ganhos potenciais resultantes da reorganização da infra-estrutura pós-negociação podem ser ainda mais importantes. Obrigado.

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